Pedro Sertão Silva

Pensamentos, reflexões, exposição de ideias, imagens...Uma visão num ângulo particular. No sertão da Paraíba fazendo o bem.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Chamado de Deus, Fé e Renúncia

Ida ao Campo Missionário 

            Quem está disposto a abrir mão de seu conforto, estabilidade financeira, de sua família em  decorrência da Causa do Reino de Deus?
            Quando me converti, fiquei deslumbrado pelo Mestre. Estava totalmente 
apaixonado. O que aconteceu em meu interior foi maravilhoso. Lembro-me que falei a dois irmãos o seguinte: “Nunca me comprometi totalmente com nada, mas agora quero envolver-me, ser servo de Jesus. O que Ele quiser. A obra dele em minha vida é muito forte. Quero servi-Lo”.
   Eu sempre tinha reservas a envolvimentos completos com movimentos seja social, político ou esportivo. Nenhum ideal , nem profissão preenchia-me, era como se dentro de mim houvesse um mecanismo, um sensor que me detinha. Achava que estava faltando algo. 
      Participei por três anos do Movimento Negro em João Pessoa- PB. Um amigo, militante da causa contra o racismo, abriu portas, adentrei. Tive envolvimento com o PT, ainda embrionário, no início dos anos 80.
            Era como se faltasse algo, um detalhe, não conseguia assumir um compromisso maior. Se contribuía com algo, não era com prazer.

O Soldado Doente Voluntário

O encontro com Jesus foi marcante. As pessoas em geral falam em chamado. Estou tendo um chamado! Ou, eu não tenho chamado! Comigo não deu tempo de saber se tinha ou não um chamado. Eu me ofereci. Queria servir ao Mestre, ao meu Salvador.
     Acerca desse assunto, me lembro de um fato: foi no alistamento militar, quando  me apresentei no quartel. No início queria servir ao Exército, mas, durante o process, mudei de ideia, então fui colocado no pelotão dos que podiam ser chamados para completarem outro pelotão, se houvesse necessidade, por impossibilidade, na última hora, de algum já selecionado. Lembro-me que ficamos mais de três horas perfilados, em forma, com um sol forte sobre nossa cabeça, neste processo.
Em nosso meio havia um rapaz, aparentando ser um pouco mais velho que os demais. Era costume no interior da Paraíba registrarem os filhos muito depois de seu nascimento e, invariavelmente se colocava a data de nascimento anos abaixo ou acima da idade real, ou por ignorância dos pais ou por motivos desonestos. Um dos motivos era  para conseguir alistar essas pessoas nas  emergências da seca promovida pelo governo. 
Aquele rapaz queria muito servir as Forças Armadas. Quando chegou  o tenente perguntando quem ainda  queria servir, já que havia 3 vagas a serem preenchidas, ele foi o primeiro a se apresentar: “Eu quero!” O tenente, já sabia do caso dele e falava: “Você não, você não pode”, mas ele insistia: “Eu quero, eu amo o Exército, quero ficar!” O tenente respondeu: “Você é doente rapaz, o regimento não pode ter doentes em suas fileiras!” Ele voltava muito triste a sua posição. Por três vezes o tenente convocou voluntários daquele pelotão, todas as vezes aquele homem se oferecia, e o tenente dizia: “Você não, você é doente!”.

Um Crente Oferecido, não Chamado 

Eu não sei exatamente o que levava aquele jovem a desejar tanto servir no quartel, se era porque achava bonita a vida militar ou porque não tinha expectativa de emprego e teria no quartel um salário garantido,  naquele ano de serviço militar. Aliás tempo difíceis no Brasil, no ano de 1984, crepúsculo da ditadura militar, desemprego e inflação altíssima. 
A insistência dele foi uma excelente  ilustração para o que sinto em relação ao compromisso missionário. 
Eu sou oferecido, apaixonadamente oferecido e disse ao meu Senhor: Eis-me aqui! Era exatamente aquilo que buscava, tinha certeza que era o ideal perfeito, mesmo estando ainda  doente de alma, aleijado, ferido devido a um processo doloroso para a conversão; independente do processo, a própria natureza pecaminosa desqualificava-me.  
No Exército de Deus ninguém é rejeitado, todos são aproveitados, mas antes tratados, curados.

Renúncia e Privações

A renúncia inicial foi o evitar ambientes poluídos de cargas eróticas elevadas, locais de consumo de drogas legais e ilegais que frequentava, mas a definição de viver totalmente em função da obra só se deu 6 anos depois. 
Deus trabalha de forma responsável e organizada. Muitas vezes seus projetos com e para os indivíduos são realizados, quase sempre, a médio e a longo prazo. 
Pulando alguns anos, já casado com Sueli, no ano de 1995 saímos de um poder aquisitivo de 15 salários mínimos para dois salários, mas tínhamos a convicção de que Deus estava no controle do processo.
Morávamos em João Pessoa, já eramos pais de Daniel, depois nasceu a Rebeca. Tivemos muita dificuldade de nos adaptarmos á nova realidade financeira, principalmente Sueli, minha esposa. Naquela época, era difícil comprar cosméticos e até roupas íntimas sem comprometer a feira de alimentação, contudo, Deus foi suprindo gradativamente as nossas necessidades. Até que  5 anos depois já estávamos com o poder aquisitivo semelhante ao anterior, vivendo um momento interessante como professores do Seminário da Juvep, a missão que nos recebeu como missionários, uma agência missionária plantadora de igreja no sertão do nordeste brasileiro.
 Fazíamos parte da diretoria da agência missionária e estávamos tendo uma participação com uma certa evidência. Estávamos sendo convidados para pregar em várias partes  do Brasil como resultado de um claro reconhecimento de nosso ministério.
 Vivíamos um bom momento ministerial e econômico. Tínhamos comprado um apartamento em um bairro central da capital da Paraíba, financiando uma pequena parte.
Todo este processo está resumido aqui. de 95 até este momento confortável, o processo não foi confortável, muita privação, humilhação, solidão, incompreensão, mas, Deus compensando, consertando, dando graça no processo.

Morrer por Cristo no Timor Leste

 Na mesma época, recebi um convite para ir ao Timor Leste fazer uma pesquisa, em um período de três meses, objetivando identificar o perfil evangélico daquela nação.
 Me senti privilegiado. O País estava passando por um momento difícil em sua história como país recém independente. A população, em um plebiscito organizado pela ONU, votou pela independência da Indonésia. Como reação, parte do povo indonésio invadiu o território timorense, e  destruíram a picaretadas e marretadas, boa parte dos prédios da capital Díli e outras cidades, com muitas mortes.
 Naquele período havia ainda risco de invasões. O contexto levou-me a reflexão. Um misto de prazer e medo por está numa possibilidade de envolver-me num contexto de risco de vida por causa do Evangelho, por causa de Jesus.
Nesse ínterim, acordo em um determinado sábado sozinho – Sueli tinha ido a um projeto de evangelismo no interior de Alagoas.
Despertei com uma forte tristeza e uma sensação de vazio e angústia em minha alma. Entendia que estava servindo ao Senhor naqueles dias, mas aquela inquietação mexia comigo intensamente. Não  comi nada, só orei. Queria entender o que estava acontecendo em mim.
 À noite, o Espírito Santo me fez compreender o momento espiritual. A sensação de privilégio por estar sendo levado a uma área de risco, em uma nação sob ameaça de guerra, se transformou em um confronto. Era como se Deus me falasse assim: Você se sente privilegiado em correr o risco de morrer por minha causa, mas como está vivendo no dia-a-dia? Como tem se relacionado comigo, qual o nível de oração na dimensão de tempo e qualidade, de comunhão? Uma relação pessoal profunda ou apenas religiosa baseada em troca? Você é digno de morrer por minha causa?
Esse confronto perturbou-me ainda mais. Passei o domingo procurando um escape, uma saída para o confronto dentro de mim.
Só sabemos quem somos, como estamos, e qual é o nosso nível de espiritualidade quando passamos por crises. 
Sueli chegou no meio da tarde do domingo do evangelismo em Alagoas, o Projeto Missionário havia terminado. A primeira coisa que ela disse quando me viu: “eu estou arrasada, me sentindo frustrada. Vi pessoas no evangelismo, tão comprometidas, abnegadas, totalmente envolvidas com o Reino de Deus. Estou me sentindo uma inútil”.  Os seus sentimentos identificavam-se com os meus. Deus falou a mesma coisa em nossos corações embora de forma diferente.
Naquela noite ficamos em casa. Depois que as crianças foram dormir, sentamo-nos  à mesa da sala e começamos a orar. Colocamos diante de Deus todos os nossos sonhos, projetos, bens espirituais e bens materiais, os filhos e o casamento. Renovamos nossa fé, nosso compromisso, pacto com o nosso Salvador e Senhor. Um novo começo, uma nova etapa, uma nova percepção.
Na segunda-feira brotou em nossos corações o desejo de sermos missionários no sertão do nordeste, embora não soubéssemos onde exatamente, tínhamos a convicção desse direcionamento de Deus para as nossas vidas. A ida ao Timor Leste  foi adiada, até hoje não aconteceu. Provavelmente, foi apenas um expediente de Deus para promover uma reviravolta em nossas vidas. 

A lógica para Deus nem sempre funciona.

       A nossa convicção de ida ao sertão era tão forte que pensamos em renunciar a todos os nossos compromissos de imediato, mas Deus nos fez entender que não era para ser uma ação imediata. Havia ainda alguns acertos para acontecer.        
            Um mês depois compartilhei com o presidente da agência missionária da qual fazíamos parte, desse direcionamento trazido por Deus para as nossas vidas : ‘de irmos trabalhar no sertão. Ele questionou com os seguintes termos: “Pedro, você está vivendo o melhor momento como participante da diretoria da Missão, está sendo aprovado como professor de uma das mais difíceis turmas de quarto ano, no bacharel em Teologia, que o seminário já teve; tem sido convidado  e reconhecido com um líder e pesquisador, por várias igrejas em várias partes do Brasil. Tem certeza que é de Deus esse direcionamento?”
Essas palavras colocaram em cheque as minhas convicções. Não era lógico. Eu estava realmente sendo útil para o Reino e vivia um momento estável  ministerial e financeiro.
 Sentado em minha rede, na varanda do nosso apartamento recentemente adquirido, perguntei a Jesus: Será que nos confundimos, foi apenas emoção? Mas, o Espírito de Deus falou fortemente ao meu coração com a conclusiva pergunta : E tudo isso comparado a minha vontade?
O meu grande  medo e frustração não era perder o contato com as lideranças e igrejas que se relacionavam comigo, possibilitando convites para pregações e intercâmbios, nem perder o prazer de estar em sala de aula, nem tão pouco, abrir mão de morar numa cidade de porte médio, com os confortos naturais, de sair do recém comprado apartamento (sonho de todo casal). O que eu não queria passar novamente, era por privações financeiras, como passamos no inicio do ministério. Por isso achava que pela lógica sairia de João Pessoa  com a renda familiar garantida.
Essa percepção me fazia descartar a possibilidade de assumir o Centro de Treinamento de Lideres do Sertão – CTL´S, seminário alternativo que a JUVEP tinha em Itaporanga-PB, município localizado no sertão, região semi-árida. Era a única alternativa de trabalho permanente que a Juvep tinha no sertão, naquela época. 
Eu pensava que assumiria uma igreja em uma das cidades pólo no sertão. As portas não se abriam nessa direção.
            A missionária que estava à frente do Seminário sertanejo provocava-me de uma forma inexplicável com este desafio: "Estou orando por vocês para assumirem o CTL´S". Eu ria e tremia ao mesmo tempo.
Quando falava com o Sérgio Freitas Ribeiro, presidente da Juvep, perguntando sobre alternativas no sertão, ele sugeria o CTL´S.
 Quando perguntava se havia manutenção definida, a negativa me fazia rejeitar o CTL´S. Pensava eu: Deus não vai querer que eu passe por dificuldades financeira de novo. Ledo engano, pelo fato de já ter sido aprovado, Deus sabia que podia contar comigo no dar um novo passo de fé. Era o CTL´S que nos aguardava. 
De inicio a decisão em ir a Itaporanga teria como conseqüência a perda salarial de mais de sessenta por cento de nossa renda. Quando decidimos aceitar o desafio do CTL´S houve algumas reações estranhas de alguns colegas de ministério. Exclamações do tipo: "Você está louco"?! "Estou com uma inveja santa de sua decisão em ir morar no sertão, mas se Deus  ordenasse a minha ida, mesmo assim eu não iria"! Para mim foi uma surpresa, achava que todos que estão na obra são comprometidos de forma ampla e incentivavam quem tinha um chamado. 

Pisando o Jordão

 Acreditávamos que na nossa chegada, Deus iria abrir as portas financeiras imediatamente. Não foi bem assim. Com menos de um mês recebemos a notícia de que a igreja que mandava a maior oferta para o nosso ministério, gentilmente nos informava que não poderia estar nos sustentando, deixou-nos gradativamente. O e-mail comunicando o final da parceria, foi como um balde de água fria em nossas convicções, mas não nos deixamos abalar. A convicção de estar no centro da vontade de Deus era maior que o aparente revés em nosso início de caminhada no sertão.
         Com aquela decisão da igreja, a nossa perda  salarial aumentou para  setenta e cinco por cento. Se Deus não agisse a tempo teríamos que vender o automóvel, colocar as crianças na falida escola pública brasileira.
Estávamos sendo provados de novo na área financeira.  Se nossos referenciais e valores na relação com Deus fossem baseados em referências materiais, com certeza, teríamos entrado em crise. E inevitavelmente concluiríamos: "pisamos no Jordão" e ele não se abriu! Demos o passo de fé e não fomos honrados!
Sabíamos que o fazer a vontade de Deus, necessariamente, não implica em fartura, conforto ou honras do ponto de vista humano, nem de interesses entranhados e atrelados ao consumismo e à valorização do ter em detrimento do ser, tão forte em nossa realidade sócio-cultural.
 Combinamos  vender o carro, se dentro de quinze dias, após o comunicado da igreja mantenedora, as portas não se abrissem. Foi quando recebemos um depósito de uma pessoa anônima em nossa conta bancária dentro do prazo. Deu para pagar nove meses da prestação do carro.
Deus, ao longo do primeiro ano no sertão, foi levantando novos mantenedores gradativamente e a nossa renda, embora nunca tenha voltado ao nível de antes, sempre foi suficiente para suprir as nossas necessidades básicas. Podemos dizer: Ele é fiel, organizado e responsável. O Senhor não permite processos que não podemos suportar. Todas as coisas estão sob o seu controle ( Rm 8.28).
A questão fundamental: independente de conforto ou não, saúde ou não, segurança ou não, honra ou não (Fp 4.13-21), o principal é estar na posição de servo, submisso, buscando discernir qual à vontade do Senhor. Para isso é necessário renúncia, nos rendermos totalmente à vontade de Deus, Pai de Jesus Cristo, agente e comandante da propagação de seu reino em toda a terra, realidade inevitável que se confronta com todos os valores  deste século.  
Pedro Sertão Silva


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial