quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dom Robinson - Homenagem do Sertão

No meu início de fé, como seminarista, atendendo o chamado missionário em vir para o sertão, tinha em Dom Robinson uma das poucas personalidades brilhantes em nosso contexto de lideranças que pensavam de fato nossa igreja e país.
Ele foi pioneiro na reflexão política fundamentada no contexto cristão-não-católico no Brasil. Um opositor à injustiça social corajoso. Suas exposições claras também com relação à sexualidade mostrou que se pode tratar deste tema sem falso moralismo.
Os seus posicionamentos políticos no seu tempo foi revolucionário para um líder cristão protestante. Transparente e coerente, apesar da pressão e perseguição opressora em pleno regime ditatorial, no contexto de guerra fria, contra tudo que se parecesse comunismo, potencializado pelo controle e influência forte das igrejas americanas e britânicas junto às coirmãs brasileiras.
Robinson Cavalcanti foi um expoente integro e integral exemplar.
Sua memória deve ser respeitada e lembrada como alguém sério, firme, de gente temente a Deus com posições lúcidas, firmes e reformadoras da sociedade como um todo. Referência que deve ser imitada pelas gerações seguintes.
Pedro Luis

3 comentários:

  1. Caro Pedro,

    Bonita essa sua manifestação. Sincero e extremamente verdadeiro tributo ao nosso irmão que partiu. Além do que vc escreveu, ainda me lembro da guerra interna que travou na igreja Anglicana para fazer valer a interpretação bíblica ortodoxa quanto a não aceitação da conduta homossexual. Sei que nos Estados Unidos a denominação se dividiu, mas a participação do Bispo Robinson foi fundamental para segurar a maior parte na ortodoxia.

    Dom Robinson deixou um grande legado - certamente na vida dos que conviveram com ele - e também por meio de escritos e vídeos que continuarão a inspirar a nossa geração.

    Sei que o vi uma vez quando eu fazia a universidade e era participante da ABU, mas não me recordo nada daquele contato. Tenho aproveitado das leituras na Ultimato e dos vídeos/audios por meio da Internet. Depois do falecimento os irmãos da Presbiteriana do Planalto - muitos deles amigos e conhecedores mais próximos do Robinson - compartilharam um breve vídeo de 40 min no qual o Bispo fala sobre sua vida desde criança, sobre decisões, sobre como a inspiração da missão integral o capacitou para encarar a vida profissional, acadêmica, política e pastoral com um senso integral e harmônico de MISSÃO. É uma peça que vale apena se ouvida por quem está começando, para quem já está à meia estrada e até para quem já está se aposentando. Fica a dica: http://vimeo.com/22132691

    Abraços a vc, Sueli e para os meninos,
    Até,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, meu pastor, mesmo reconhecendo que D. Robson, em sua humanidade era limitado e que sua limitação concorreu para toda tragédia, tb entendo que ele era mui importante em nosso contexto cristão brasileiro (em crise)

    abçs

    marcos sal da terra

    ResponderExcluir
  3. Faço das suas palavras as minhas ! Encontrei com Dr Robson Cavalcanti no CBM em Caldas Novas e compartilhei com ele breves palavras inclusive que havia citado um de seus livros em minha dissertação de Mestrado com o tema : " A Sinergia entre dons espirituais e missão diaconal para a missão da igreja na cidade do Recanto das Emas" . O Dr Robson esboçou um sorriso e esta foi a última imagem que tive dele.

    Somos gratos a Deus pelo tempo que nos permitiu conviver com o nosso amado irmão nesta terra sendo luz e sal da terra e principalmente profeta no Brasil .


    Pr Sergio

    ResponderExcluir