Pedro Sertão Silva

Pensamentos, reflexões, exposição de ideias, imagens...Uma visão num ângulo particular. No sertão da Paraíba fazendo o bem.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dom Robinson - Homenagem do Sertão

No meu início de fé, como seminarista, atendendo o chamado missionário em vir para o sertão, tinha em Dom Robinson uma das poucas personalidades brilhantes em nosso contexto de lideranças que pensavam de fato nossa igreja e país.
Ele foi pioneiro na reflexão política fundamentada no contexto cristão-não-católico no Brasil. Um opositor à injustiça social corajoso. Suas exposições claras também com relação à sexualidade mostrou que se pode tratar deste tema sem falso moralismo.
Os seus posicionamentos políticos no seu tempo foi revolucionário para um líder cristão protestante. Transparente e coerente, apesar da pressão e perseguição opressora em pleno regime ditatorial, no contexto de guerra fria, contra tudo que se parecesse comunismo, potencializado pelo controle e influência forte das igrejas americanas e britânicas junto às coirmãs brasileiras.
Robinson Cavalcanti foi um expoente integro e integral exemplar.
Sua memória deve ser respeitada e lembrada como alguém sério, firme, de gente temente a Deus com posições lúcidas, firmes e reformadoras da sociedade como um todo. Referência que deve ser imitada pelas gerações seguintes.
Pedro Luis

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Caro Pedro,

Bonita essa sua manifestação. Sincero e extremamente verdadeiro tributo ao nosso irmão que partiu. Além do que vc escreveu, ainda me lembro da guerra interna que travou na igreja Anglicana para fazer valer a interpretação bíblica ortodoxa quanto a não aceitação da conduta homossexual. Sei que nos Estados Unidos a denominação se dividiu, mas a participação do Bispo Robinson foi fundamental para segurar a maior parte na ortodoxia.

Dom Robinson deixou um grande legado - certamente na vida dos que conviveram com ele - e também por meio de escritos e vídeos que continuarão a inspirar a nossa geração.

Sei que o vi uma vez quando eu fazia a universidade e era participante da ABU, mas não me recordo nada daquele contato. Tenho aproveitado das leituras na Ultimato e dos vídeos/audios por meio da Internet. Depois do falecimento os irmãos da Presbiteriana do Planalto - muitos deles amigos e conhecedores mais próximos do Robinson - compartilharam um breve vídeo de 40 min no qual o Bispo fala sobre sua vida desde criança, sobre decisões, sobre como a inspiração da missão integral o capacitou para encarar a vida profissional, acadêmica, política e pastoral com um senso integral e harmônico de MISSÃO. É uma peça que vale apena se ouvida por quem está começando, para quem já está à meia estrada e até para quem já está se aposentando. Fica a dica: http://vimeo.com/22132691

Abraços a vc, Sueli e para os meninos,
Até,
Sérgio

3 de março de 2012 às 11:21  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com vc, meu pastor, mesmo reconhecendo que D. Robson, em sua humanidade era limitado e que sua limitação concorreu para toda tragédia, tb entendo que ele era mui importante em nosso contexto cristão brasileiro (em crise)

abçs

marcos sal da terra

3 de março de 2012 às 11:23  
Anonymous Sérgio Rally disse...

Faço das suas palavras as minhas ! Encontrei com Dr Robson Cavalcanti no CBM em Caldas Novas e compartilhei com ele breves palavras inclusive que havia citado um de seus livros em minha dissertação de Mestrado com o tema : " A Sinergia entre dons espirituais e missão diaconal para a missão da igreja na cidade do Recanto das Emas" . O Dr Robson esboçou um sorriso e esta foi a última imagem que tive dele.

Somos gratos a Deus pelo tempo que nos permitiu conviver com o nosso amado irmão nesta terra sendo luz e sal da terra e principalmente profeta no Brasil .


Pr Sergio

3 de março de 2012 às 11:24  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial