Pular para o conteúdo principal

Dom Robinson - Homenagem do Sertão

No meu início de fé, como seminarista, atendendo o chamado missionário em vir para o sertão, tinha em Dom Robinson uma das poucas personalidades brilhantes em nosso contexto de lideranças que pensavam de fato nossa igreja e país.
Ele foi pioneiro na reflexão política fundamentada no contexto cristão-não-católico no Brasil. Um opositor à injustiça social corajoso. Suas exposições claras também com relação à sexualidade mostrou que se pode tratar deste tema sem falso moralismo.
Os seus posicionamentos políticos no seu tempo foi revolucionário para um líder cristão protestante. Transparente e coerente, apesar da pressão e perseguição opressora em pleno regime ditatorial, no contexto de guerra fria, contra tudo que se parecesse comunismo, potencializado pelo controle e influência forte das igrejas americanas e britânicas junto às coirmãs brasileiras.
Robinson Cavalcanti foi um expoente integro e integral exemplar.
Sua memória deve ser respeitada e lembrada como alguém sério, firme, de gente temente a Deus com posições lúcidas, firmes e reformadoras da sociedade como um todo. Referência que deve ser imitada pelas gerações seguintes.
Pedro Luis

Comentários

  1. Caro Pedro,

    Bonita essa sua manifestação. Sincero e extremamente verdadeiro tributo ao nosso irmão que partiu. Além do que vc escreveu, ainda me lembro da guerra interna que travou na igreja Anglicana para fazer valer a interpretação bíblica ortodoxa quanto a não aceitação da conduta homossexual. Sei que nos Estados Unidos a denominação se dividiu, mas a participação do Bispo Robinson foi fundamental para segurar a maior parte na ortodoxia.

    Dom Robinson deixou um grande legado - certamente na vida dos que conviveram com ele - e também por meio de escritos e vídeos que continuarão a inspirar a nossa geração.

    Sei que o vi uma vez quando eu fazia a universidade e era participante da ABU, mas não me recordo nada daquele contato. Tenho aproveitado das leituras na Ultimato e dos vídeos/audios por meio da Internet. Depois do falecimento os irmãos da Presbiteriana do Planalto - muitos deles amigos e conhecedores mais próximos do Robinson - compartilharam um breve vídeo de 40 min no qual o Bispo fala sobre sua vida desde criança, sobre decisões, sobre como a inspiração da missão integral o capacitou para encarar a vida profissional, acadêmica, política e pastoral com um senso integral e harmônico de MISSÃO. É uma peça que vale apena se ouvida por quem está começando, para quem já está à meia estrada e até para quem já está se aposentando. Fica a dica: http://vimeo.com/22132691

    Abraços a vc, Sueli e para os meninos,
    Até,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, meu pastor, mesmo reconhecendo que D. Robson, em sua humanidade era limitado e que sua limitação concorreu para toda tragédia, tb entendo que ele era mui importante em nosso contexto cristão brasileiro (em crise)

    abçs

    marcos sal da terra

    ResponderExcluir
  3. Faço das suas palavras as minhas ! Encontrei com Dr Robson Cavalcanti no CBM em Caldas Novas e compartilhei com ele breves palavras inclusive que havia citado um de seus livros em minha dissertação de Mestrado com o tema : " A Sinergia entre dons espirituais e missão diaconal para a missão da igreja na cidade do Recanto das Emas" . O Dr Robson esboçou um sorriso e esta foi a última imagem que tive dele.

    Somos gratos a Deus pelo tempo que nos permitiu conviver com o nosso amado irmão nesta terra sendo luz e sal da terra e principalmente profeta no Brasil .


    Pr Sergio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Oferta do Galo. Um testemunho Sensacional!

Ela Deu Tudo o que Tinha                          Às vezes não temos ideia do que Deus pode fazer através de nossas vidas, Ele pode glorificar seu nome através de ações simples e despretensiosas, movidos por motivações puras. Lourdes e o galo Em dezembro de 2001 o então missionário Gildário, líder na época, da Igreja Batista Nacional, na cidade de Itaporanga - PB, município no tórrido e pobre sertão paraibano, chegou em meu escritório no Seminário Sertanejo (seminário teológico do Ministério Juvep), com uma postura semelhante aos primeiros dias que o vi quando passei a morar em Itaporanga, 9 meses antes: angustiado, com medo e amargurado. Percebendo o seu estado emocional, o convidei para sentar e contar as novidades.  Antes vale o registro: O Gildário foi meu companheiro de oração e jejum quando da minha chegada ao sertão durante nove meses e, neste tempo tivemos muitas con...

Ungir o Corpo de Jesus Morto. Como assim? - Sem o Espírito Santo não há obra de Deus - V

Elas Iam Ungir o Corpo de Jesus Lc 23. 54-56; 24.1-6 Três mulheres, discípulas do Mestre chamadas Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé (Mc 16.1), acompanharam Jesus desde a Galiléia. Chegaram ao túmulo, onde Ele fora sepultado, próximo ao final da tarde da sexta feira, dia da preparação. Como iria se iniciar o sábado, dentro em pouco, elas percebendo que não daria tempo  ungir o corpo de Jesus, foram embora e esperaram passar o sábado. De madrugada, seguiram em direção ao túmulo. Encontraram a pedra removida, estava vazio. As discípulas ficaram perplexas com o fato. Apareceram a elas dois anjos que  lhes perguntaram: "Por que vocês estão procurando entre os mortos àquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia: 'É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’ ” (Lc.24.5-7). Invariavelmente qua...

Sua Igreja é Um Curral ou Aprisco

Após ler uma sequencia de artigos do Bispo   Josué Adam Lazier, fiz algumas reflexões acerca da nossa realidade na dimensão de relacionamento pastor-ovelha, pastor e sua equipe de líderes. Antes, faz-se importante definir aprisco e curral, aproveito as objetivas e precisas definições do autor referido: Aprisco: Nele  ovelhas se encontram, se aquecem e se protegem. No aprisco, considerando a perspectiva bíblico-teológica, as ovelhas conhecem o seu pastor. A figura do aprisco indica mais do que meramente um local onde as ovelhas se abrigam, indica a relação de confiança entre as ovelhas e o pastor. A palavra grega utilizada apresenta este sentido. “ Parece ser um quintal na frente da casa, cercado por um muro de pedras que, provavelmente, tinha abrolhos em cima ”. [1] Curral :  lugar onde o gado é reunido para receber o sal, a ração e as marcas dos proprietários.   No contexto do ministério pastoral, que significam as imagens do “aprisco” e do “...